Aconteceu no ultimo sábado dia 18/05  o evento em alusão ao Dia Internacional de Museus. O Ecomuseu da Serra do Rio do Rastro em Lauro Müller reuniu profissionais e a comunidade local e regional para um debate muito importante: O resgate histórico cultural em torno de Lauro Müller. O evento aconteceu na Sede do Ecomuseu em Lauro Müller, antiga estação ferroviária da cidade!

O evento iniciou com uma apresentação e fala por parte do Excelentíssimo Prefeito Municipal de Lauro Müller Valdir Fontanella, na sequencia também fizeram uso da palavra o vice prefeito da cidade Pedro Barp, secretário de Turismo Luciano Philippi, o presidente do Ecomuseu Claudio Lottin, e também o convidado do evento o Professor Idemar Ghizzo, professor de museologia da Unibave. A Primeira pauta do dia foi guiada pelo Professor Idemar Ghizzo, Valdirene Boger Dorigon, representante do Museu ao Ar Livre de Orleans, Claudio Lottin e professora Joelia Sizenando, pesquisadora da Unibave. A pauta se deu em formato de roda de conversa com o tema ECOMUSEU Serra do Rio do Rastro.

A Segunda Roda de conversa tratou do assunto Exposição Indígena-o resgate histórico desses povos originais. O tema foi guiado pela Filósofa Silvia Verona Zanol, do instituto Nova Acrópole de Criciúma.

O terceira Roda de Conversa discorreu sobre o Turismo de base comunitária na agricultura familiar, relato de experiência da associação de agroturismo Acolhida na Colônia Serra do Rio do Rastro. Este tema foi guiado por Paulo Freiberg Coordenador da Associação Acolhida na Colônia e Joana Bett Coordenadora Técnica.

A Ultima roda de conversa tratou sobre: Conhecendo nossa história, um relato guiado por Paulo Sérgio Osório, professor da Unesc e Raiany Pescador.

Tags: , , , ,