sexta-feira, junho 22, 2018
Banner Top

A araucária gigante localizada em uma propriedade rural de São Joaquim tem chamado a atenção de turistas e instituições, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). Além da altura, estima-se que o tempo de vida dela seja acima da média.

Além da beleza, é fonte renda para muitos agricultores da região: é dessa planta que sai o pinhão, por exemplo, que sustenta tantas famílias e traz o gosto do inverno. Somente numa propriedade em São Joaquim, a estimativa é que haja 50 mil. E uma dessas árvores atrai a atenção de visitantes na região catarinense.

“São dados oficiais, do Ibama e da fundação Chico Mendes. Ela tem 42 metros de altura, 15 ou 20 metros de circunferência, altura do peito. Sem falar na idade, que a vida média de uma araucária é de 350 a 450 anos. Essa, segundo os biólogos tem entre 600 e 900. Então é estimado que quando foi descoberto o Brasil ela já estava aqui”, disse o produtor Antônio Lúcio de Souza Filho. A árvore é tão grande que dá para ficar no meio do tronco dela em cima de um cavalo e ainda sobra espaço. Não à toa, essa araucária é considerada uma das maiores do Brasil.

Todos os meses, visitantes passam pelo local para conhecer essa árvore gigante. O acesso é a cavalo ou a pé, através de trilhas.

Tags: , , , ,

Notícias relacionadas

1 comentário

Deixe um comentário