terça-feira, outubro 17, 2017
Banner Top

Muitas pessoas que vêm na Serra do Rio do Rastro acabam pensando em apreciar a flora, o frio, a cultura e a belíssima vista, mais descobrem que tem muito mais para apreciar, principalmente na grande diversidade da fauna da região, e é uma dessas diversidades que vamos aprender um pouco hoje. Esse animal que vamos conhecer hoje aparece bastante nas curvas da Serra do Rio do Rastro e no mirante. Esse animal é o Quati. Então vamos conhecer um pouco desse animal.

O quati-de-cauda-anelada é um animal onívoro (se alimenta de vegetais e animais) da família do procyonidae e seu nome científico é “Nasua nasua”.

O quati-de-cauda-anelada adulto mede de 80 à 120cm (já considerando a cauda) e pesa cerca de 11kg. O nome quati vem do tupi “akwa’ti” que significa “nariz pontudo”. A alimentação do quati geralmente é de pequenos animais como rãs, minhocas, lavas e também alguns vegetais e ovos.

Os ninhos dos quatis são feitos em árvores e a gestação dura de 10 a 11 semanas, nascem de 2 a 7 filhotes que pesam cerca de 100g. Com aproximadamente 15 meses se tornam adultos e para a reprodução é preciso em torno de 24 meses.

Agora que você já sabe um pouco sobre esse animal, será que você não ficou curioso para tentar vê-lo de perto e até tentar bater uma foto perto dele? Então venha para a Serra do Rio do Rastro que eles quase sempre estão por aqui.

Lembrando que é proibido alimentar os quatis na Serra.

1 comentário

Deixe um comentário