sexta-feira, junho 22, 2018
Banner Top

Trata-se, a expressão ecomuseu, de um neologismo relativo à área museológica e que tem por função a identificação de um acervo eco cultural que tenha relações com ecossistemas.
Há, nesse conceito, implícito propósito de preservação e colocação de amostras para comunicação, instrução, memória, lazer, pesquisa e atração turística de específicos acervos ecológicos.
A ideia de Ecomuseu é fazer com que a comunidade faça parte do processo museológico, intervindo nas suas diferentes fases, desde a concessão, execução e manutenção do mesmo.

Integrado nas questões em debate sobre ecologia e os modos de ajustamento das atividades humanas ao ambiente, o conceito de ecomuseu procura responder à necessária ligação do ser humano à natureza e à cultura presentes numa determinada paisagem, no caso, a Serra do Rio do Rastro.
Usado como instrumento de planeamento territorial na França, como forma de revitalizar paisagens em regressão demográfica, os Ecomuseus equacionam o uso do território como espaço de lazer e a manutenção dos seus diferentes patrimônios.

A criação do Ecomuseu Municipal Serra do Rio do Rastro aconteceu no dia 16/05/2013, hoje sua sede localiza-se no bairro Bela Vista em Lauro Müller, a área de abrangência do ecomuseu, transformada em Bem de Interesse Público Municipal possui uma dimensão de 6.200 hectares, localizada ao longo das encostas da Serra Geral, sendo limite ao norte, parte com a divisa política administrativa com município de Bom Jardim da Serra, e parte com a divisa do Município de Orleans-SC; ao Sul tem como limite a divisa do Município de Treviso-SC; ao leste, tem como limite as terras de proprietários particulares localizadas no Município de Lauro Müller; e a Oeste ao longo da Serra Geral tem como limite o Município de Bom Jardim da Serra-SC.

São os seguintes os objetivos do Eco Museu Municipal Serra do Rio do Rastro:

  • Valorização e preservação do patrimônio ambiental, cultural e suas diversas manifestações;
  • Preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo;
  • Valorização do saber fazer e da dignidade humana;
  • Universalidade e do acesso, o respeito ao meio ambiente e a valorização à diversidade cultural;
  • O intercâmbio institucional;
  • Desenvolvimento cultural e socioeconômico e à participação das comunidades.

Em breve mais informações.

Tags: , , , ,

Notícias relacionadas

1 comentário

Deixe um comentário