domingo, maio 20, 2018
Banner Top

Santa Catarina é o estado brasileiro onde mais ocorre este fenômeno devido as condições climáticas do seu planalto sul, e as precipitações podem ser observadas praticamente todos os anos. A passagem de uma frente fria pela região, aliada a uma forte massa de ar frio e seco, de origem polar, favorece a ocorrência de neve.

Santa Catarina tem pontos muito altos, e isso propicia a formação de neve. O fenômeno ocorre onde há temperaturas menores, que por sua vez, estão nas maiores alturas, ou seja, na Serra do Rio do Rastro, que tem o clima propicio e também tem uma grande altura favorável para que a neve ocorra. Confira quais são as condições e o que é preciso para que a neve ocorra:

 

 

O que é preciso para ter neve:

  1. Frio:a necessidade do frio para que haja neve é conhecida. Porém, as massas de ar polar que trazem o frio para o Estado são sistemas de ar seco e frio. Logo, o ar seco inibe a formação de nuvens e, sem elas, não há precipitação nem ocorrência de neve.
  2. Intensidade:é necessário que o frio seja intenso em boa parte da atmosfera para que a nuvem de chuva se desenvolva dentro de uma camada gelada, criando ainda dentro da nuvem flocos cristalinos.
  3. Ambiente:quando esse floco sair de dentro da nuvem, precisa encontrar um ambiente frio suficiente para mantê-lo com essas características até atingir o chão. A partir daí, quando o floco atinge a superfície, ele se acumula ou fica por alguns minutos.

O inverno está chegando, se organize e venha visitar a Serra do Rio do Rastro para sentir aquele friozinho delicioso!

Tags: , , , ,

Notícias relacionadas

1 comentário

Deixe um comentário