segunda-feira, maio 21, 2018
Banner Top

A pauta principal da Reunião do Conselho da Cidade de Lauro Müller-SC, traçará o rumo final dos debates que vêm se arrastando ao longo dos anos na Cidade e na Região. A permanência do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro ou a alteração para Parque Municipal?

O Ecomuseu permanece administrando toda área da Serra do Rio do Rastro conforme a lei 1759 de 2013, mas a pedido do Ministro do Meio Ambiente Sarney Filho, com prováveis  interferências do ICMBio, em uma Reunião em Brasília com o Prefeito Municipal Valdir Fontanella juntamente com os representantes do Ecomuseu, Cláudio Lotin e Paulo Cesar Freiberger, sugeriram que a cidade debatesse o assunto, para que ao invés da ampliação do Parque Nacional de São Joaquim, fosse criado um parque municipal, que também é regido pela lei do SNUC. Com esse pedido foi elaborado um seminário para esse debate, assim, notou-se nesse seminário o interesse da população Lauromüllense pela permanência do Ecomuseu. Esgotados todos os debates sobre o assunto, o Presidente do Conselho Emerson Coan convocou o Conselho da Cidade para a deliberação final do assunto, que acontecerá nesta terça-feira (20/02) as 19:30h no auditório da CDL de Lauro Müller.

Toda a população poderá participar, porém, o número de pessoas será limitado ao espaço do auditório, sendo que apenas os conselheiros terão direito ao voto. Já o visitante não poderá usar a palavra, até que a mesa diretora delibere, sendo assim, apenas os 32 conselheiros titulares votam, em caso de ausência de algum conselheiro, seu suplente terá direito ao voto. Se haver empate, caberá ao Presidente decidir pelo voto de desempate. O regimento interno não diz qual será a forma de votação, porém, segundo informações que foram obtidas o voto deverá ser aberto.

Após a votação, se permanecer o Ecomuseu nada mudará, pois, a lei do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro já está em vigor. Caso o Parque Municipal saia vencedor, um novo projeto de lei deverá ser criado e enviado para a aprovação no legislativo Municipal.

O Portal Serra do Rio do Rastro ao Vivo acompanhará todas as informações, e se possível transmitirá ao Vivo pelo nosso portal no Facebook.

https://www.facebook.com/portalriodorastro/

Tags: , ,

Notícias relacionadas

1 comentário

José Luiz Lima 19 de fevereiro de 2018 at 22:12

E porque tudo é de São Joaquim e Lauro Muller, se nem uma das duas cidades carregam o sobrenome Serra, e nem estão tão próximo dá Serra, quando Bom Jardim. Porque vcs sempre excluem nossa cidade, tem medo de ela ultrapassar todas ou o que, só querem cada vez mais abafarem Bom Jardim da Serra, tão por fora seus espertinhos…

Deixe um comentário