sexta-feira, julho 20, 2018
Banner Top

A Coluna White é a denominação da exposição da coluna estratigráfica da Bacia do Paraná na serra do Rio do Rastro, no trecho da Rodovia SC-438, entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, no estado de Santa Catarina. Esta coluna é considerada uma coluna geológica clássica do antigo supercontinente Gondwana no Brasil.

 
Seu nome é uma homenagem ao geólogo norte-americano Israel Charles White que estudou a geologia da Bacia do Paraná entre os anos de 1904 e 1906, como chefe da Comissão de Estudos das Minas de Carvão. Esta comissão foi criada pelo governo brasileiro para estudar o potencial energético do carvão da Bacia do Paraná e que era minerado de forma incipiente no Sul do Brasil.
A relação da região com o setor mineral brasileiro começou na data de 1841, quando a presença de “carvão de pedra” foi constatada por técnicos e cientistas brasileiros e estrangeiros em missão do Governo Imperial Brasileiro. Em 1903, o então Governador Vidal Ramos inaugurou uma estrada que partindo da atual localidade de Lauro Müller, permite o acesso até São Joaquim e Lages.

Tags: , , , ,

Notícias relacionadas

1 comentário

Deixe um comentário